quinta-feira, 29 de setembro de 2011

aula 7 - trabalho com texto

Os temas escolhidos pelos alunos para o trabalho nos artigos foram divididos em cinco grandes grupos: sexualidade, festivais e cultos estrangeiros, arquitetura e tecnologia, divisão social e províncias e fronteiras. As próximas aulas serão, portanto, focadas nesses temas - estou disponibilizando a bibliografia e as leituras mínimas para cada uma delas.

Na aula da segunda passada, o Embaixador de Campus não pôde comparecer, e fiz um exercício de escrita com os alunos em sala de aula. Para cada um dos cinco grupos, fiz uma seleção de três a quatro parágrafos de livros acadêmicos que abordavam os assuntos. O objetivo era escrever um ou dois parágrafos apresentando aquelas ideias de maneira objetiva, de acordo com os parâmetros de edição da Wikipédia.

Eu havia notado que os alunos têm dificuldade em escrever de maneira objetiva e em interpretar e citar fontes corretamente. Essas são habilidades que eles geralmente aprendem na base da tentativa e erro, já que os professores corrigem os trabalhos fazendo apenas uma ou outra observação genérica e dando a nota. Aqui o objetivo foi pensar frase por frase, termo por termo. O aluno geralmente se condiciona nesse tipo de atividades: escreve-se o parágrafo, entrega-se a página do caderno e tchau. A dinâmica foi uma surpresa para eles: sentamos juntos, discutimos os problemas e eles refizeram até que o resultado ficasse satisfatório. A surpresa continuou, pois não fiquei com papel nenhum: "não é para entregar?" "Não, peguem o que vocês escreveram e coloquem nas suas páginas de testes. É o começo do seu trabalho no artigo!"

Um comentário:

  1. Olá,

    Soube do seu blog-atividade através de uma mensagem de e-mail na lista de discussão do meu grupo de pesquisa na PUC. Faço doutorado em Educação e durante o mestrado trabalhei o caso da Wikipédia, escrevendo uma dissertação sobre a escrita extra acadêmica nesse ambiente e suas repercussões na educação. Hoje pertenço ao grupo Jovens em Rede, na PUC-Rio, onde faço o doutorado só que sobre a autoria acadêmica e sua influência com o uso do computador e internet nos últimos 10 anos. Na UERJ tb trabalhei com alunos de pós-graduação com a disciplina de Autoria coletiva e tive experiências semelhantes às suas, porém a dificuldade maior foi a adaptação à plataforma e a questão da autoria coletiva propriamente dita, com outras pessoas interferindo nos textos, coisa que ainda trava a maioria que não quer ter sua autoria "violada".
    Caso queira uma visita a sua aula para conversar com você e os alunos é só me contactar pelo e-mail alexandre.rosado@globo.com
    Um grande abraço,
    Alexandre Rosado

    ResponderExcluir