quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aula 6

Na aula da segunda passada comentei com os alunos sobre alguns problemas na escolha que fizeram dos temas a trabalhar. Certos artigos propostos já existiam em tamanho e conteúdo razoáveis, ainda que precisem de ajustes, outros justificam apenas uma pesquisa pequena - já que o objetivo da Wikipédia não é fazer de cada pequeno tema um grande tratado acadêmico - e outros ficaram desproporcionais entre o tamanho do grupo e o trabalho requerido. Sendo assim, cada grupo será responsável pelos pequenos artigos que escolheram e por uma parte dos grandes artigos que precisam ainda ser compilados ou bem melhorados, como "cultura", "sociedade" e "religião".

Os alunos foram encorajados a trabalhar na sua própria página de testes individual, para que suas contribuições sejam rastreadas e avaliadas. Isso evita o clássico problema do trabalho em grupo, onde eventualmente poucos trabalham muito e muitos trabalham pouco.

O embaixador de campus tomou as rédeas na parte da aula dada no laboratório. Ele escolheu um tema sobre Antiguidade que ainda não existia na Wikipédia, fez uma pequena pesquisa para coleta de informações suficientes para criar um novo artigo, e orientou os alunos passo a passo na criação dele. Isso incluiu detalhes de como inserir uma imagem do Commons, como ligar o artigo a outros já existentes, catalogar corretamente o artigo, criar um novo tópico de catalogação e outros aspectos técnicos muito úteis e importantes para tornar um artigo novo qualificado o suficiente. Afinal de contas, se um novo artigo não segue uma série de especificações técnicas e de conteúdo, ainda que pequeno, ele pode ser encaminhado para eliminação rápida por outros editores.

A exposição do embaixador envolveu progressivamente os alunos a colaborarem com um tópico que estava além dos objetivos propostos para avaliação. A princípio ainda algo dispersos no computador (conferindo emails, notícias, o Facebook e os resultados da rodada...), logo os alunos começaram a perceber o quanto aquelas ferramentas eram importantes para o trabalho. Não posso frisar o suficiente como é importante a participação de um bom Embaixador de Campus no curso!

A propósito, a Wikimedia Foundation anunciou os resultados da última pesquisa sobre o trabalho dos Embaixadores da Wikipédia em inglês. Daqui para frente precisaremos verificar e analisar as especificidades do programa para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário