terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aula 4 – agrupando a primeira edição

Na última aula os alunos começaram a escrever partes de um artigo, baseando-se nas leituras disponibilizadas no xerox e na primeira hora na sala de aula, que foi mais um direcionamento da discussão do que propriamente uma aula expositiva. Como finalmente os novos incorporados à lista já estavam avisados da atividade, já poderíamos começar a finalizar o artigo como um todo. Feitos os grupos no laboratório mais uma vez, eles terminaram de escrever suas partes designadas, usando também qualquer pesquisa bibliográfica online que julgassem necessário, e inserindo links para outros artigos da Wikipédia onde achassem conveniente no texto.

O resultado final compunha as partes constituintes de um artigo: introdução, seções explicativas em subtemas, bibliografia, links internos e links externos. Os grupos fecharam os textos na primeira hora do laboratório, e na segunda hora juntamos tudo na minha página de testes e avaliamos a qualidade e apropriação do artigo de acordo com a apostila Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipédia.

Como em qualquer texto colaborativo onde todos escrevem partes simultaneamente, ainda falta uma certa organicidade ao todo para que possamos coloca-lo no ar. Para isso, pedi aos administradores e editores experientes que avaliassem o artigo e colocassem suas sugestões na página de discussão do mesmo. Se o artigo já estivesse pronto e no ar, certamente ocorreriam reversões e alterações feitas por outras pessoas. Embora a regra do jogo seja mesmo essa, ainda quero que os alunos percebam eles mesmos os problemas do texto e saibam corrigi-los.

No geral, posso dizer que essa última aula foi um grande sucesso: vi em muitos alunos aquele brilho nos olhos do voluntário apaixonado pela Wikipédia, animados que ficaram para corrigir e acrescentar material em muito mais do que foi pedido. A ideia é que todos percebam que precisam trabalhar nos artigos fora do horário de aula, para quebrar esse imobilismo clássico que em geral é a dinâmica do aluno em sala - e principalmente fora dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário