sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aula 3

Na terceira aula finalmente começamos a trabalhar no artigo selecionado. Estava programada a leitura de três textos de apoio, já disponíveis no xerox, e usaríamos a primeira parte da aula para discutir o conteúdo. Como apareceram vários novos alunos, já que ainda estamos no período de retificações e trancamentos, surgiu o problema de muita gente ainda não registrada e sem ter visto os primeiros passos da edição na Wikipédia. Sendo assim, estou sendo obrigada a não aceitar mais novos alunos, para que não tenhamos que começar do zero a cada aula.

Com isso, precisei levantar algumas questões mais gerais e no laboratório começamos a escrever o artigo. Não estou revelando qual é o artigo porque estamos tentando preservar o estado original dele até que sejam feitas as alterações. De qualquer forma, é um esboço relativo a um conceito bastante específico sobre o mundo antigo.

Dividi a turma em 5 grupos, cada qual responsável por um pedaço do artigo: introdução, histórico do termo, características, bibliografia e seção "ver também" (links internos). Descobrimos na hora como foi importante que os alunos centrassem as edições nas suas próprias páginas de testes, ao invés de diretamente no artigo final, para que não se preocupassem mais com a edição em si do que com o conteúdo apropriado. Como poucos haviam lido os textos de apoio, precisaremos continuar o exercício na aula que vem.

Tenho percebido que o papel do Embaixador de Campus é absolutamente fundamental. Mesmo que eu saiba ensinar a edição, o professor sozinho não tem condições de dar atenção a todas as dificuldades dos alunos (são 30). Como já se esperava, alguns alunos já têm tomado a iniciativa sozinhos, enquanto que outros precisam ser dirigidos e motivados com mais atenção. Mas o principal é que o Embaixador (os Embaixadores Online também) precisa conhecer bem a comunidade da Wikipédia em português, especialmente os administradores e editores mais ativos. Precisamos de uma vigilância ativa destes para evitar reversões e eliminações arbitrárias, bem como problemas com IP. Se o IP do laboratório fosse bloqueado, como os computadores estão em rede com apenas um número, o curso se tornaria inviável.

Um comentário:

  1. No caso do IP estar bloqueado, o jeito será recorrer a um admin on-line com urgência. O link abaixo permite saber isto. :) ~~~~

    [http://toolserver.org/~daniel/WikiSense/ActiveUsers.php?wikilang=pt&wikifam=.wikipedia.org&groups=sysop&order=-timestamp&max=100&order=-timestamp&format=html]

    ResponderExcluir