sexta-feira, 29 de julho de 2011

Embaixadores no Brasil


O programa de Embaixadores da Wikipédia foi criado para apoiar as iniciativas docentes no uso da Wikipédia em sala de aula, com alunos e voluntários experientes atuando como monitores técnicos para auxiliar os alunos na adequação ao layout e aos padrões de escrita enciclopédica do site. Há duas categorias: os Embaixadores de Campus, que são alunos da universidade ligada ao curso oferecido, e os Embaixadores Online, voluntários da comunidade Wikipédia geralmente com maior experiência de edição de artigos.

Os Embaixadores não apenas auxiliam os alunos e o docente, mas também atuam como representantes no elo entre a universidade e a comunidade Wikipédia para expandir essa colaboração. Na Wikipédia em inglês há um portal com diversos materiais de apoio para Embaixadores, alunos e docentes interessados no formato, bem como uma lista dos embaixadores atuais nas universidades americanas e no resto do mundo.

Apresentada essa parte bonita, vem meu preocupado pedido: preciso de Embaixadores para o meu curso! Os interessados perguntam se o programa oferece bolsa. A princípio é tudo voluntário, como em toda a Wikipédia, mas acredito que podemos contar o trabalho do Embaixador de Campus como atividade prática do seu próprio curso. Se o trabalho deste semestre der certo, talvez seja possível transformá-lo em bolsa de extensão no futuro próximo. Isso infelizmente não se aplica aos Embaixadores Online que não têm vínculo com a universidade com a qual irão trabalhar - aqui ainda contamos com o espírito de colaboração comunitária da Wikipédia.

2 comentários:

  1. Cenário recorrente na academia: professor desesperado procura apoio financeiro para desenvolver pesquisas e publicar artigos... Para que? Para receber apoio financeiro para desenvolver pesquisas e publicar artigos... Para que? Para receber apoio financeiro para desenvolver pesquisas e publicar artigos... ad infinitum... Ainda bem que o Linux e a Wikipédia não dependem de agências de fomento e da publicação de artigos. :-P Boa sorte Juliana!

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas na academia só se interessam por projetos quando há dinheiro e/ou prestígio envolvidos - é uma das resistências com que precisamos lidar.

    ResponderExcluir