Usando a Wikipédia para a graduação universitária, e a graduação universitária para a Wikipédia. Projeto desenvolvido na UNIRIO.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Sobre o encontro em Boston
Boston, Simmons College. Foram dois dias de debates intensos com o pessoal da Wikimedia Foundation, professores, embaixadores e alunos envolvidos em cursos universitários, de graduação e pós, que utilizaram e/ou pretendem utilizar a Wikipédia em sala de aula. A grande maioria eram de americanos, envolvidos no projeto-piloto Public Policy Initiative, voltado para desenvolver e melhorar artigos ligados ao assunto na Wikipédia em inglês, e que fizeram um balanço das suas experiências. Também participaram alguns professores e embaixadores da Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, Índia e eu como única representante brasileira. O programa indiano já está começando a ficar bem estruturado, com a adoção por várias universidades e diferentes disciplinas. Discutimos formas de utilizar melhor a Wikipédia como instrumento didático, o que funciona e o que não funciona, e como implantar as expectativas de crescimento do modelo em diferentes países.
O que mais me marcou foi a diversidade de disciplinas, métodos e objetivos envolvidos, bem como a disponibilidade absoluta da Wikimedia Foundation de apoiar todos eles. De fato, apesar de ser uma empresa, ainda que sem fins lucrativos, todo o conceito por trás da Wikipédia e dos projetos relacionados é de colaboração livre e irrestrita, o que significa uma grande autonomia para os professores interessados em utilizá-la como instrumento educativo. Debateram juntos professores de áreas distintas como TI, Engenharia, Biblioteconomia e Ciências da Informação, Letras (nos cursos obrigatórios de redação acadêmica, muito comuns nos EUA), História, Administração, Biomedicina, e por aí vai.
Hoje mesmo saiu uma matéria no Inside Higher Ed sobre o evento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário