domingo, 3 de julho de 2011

Dúvidas

Listando algumas dúvidas que eu tenho atualmente sobre a metodologia de trabalho com a Wikipédia em sala de aula:
- Os alunos que já estão sabendo sobre o curso, que começará em agosto, estão muito empolgados. No entanto, já avisei que o trabalho será grande. O nível de participação ativa e de envolvimento na discussão e edição de verbetes precisa chegar ainda alto até o fim do curso - até porque será avaliado. Como motivar os alunos durante todo o semestre?
- Como a comunidade que já tem editado os tópicos escolhidos vai receber o projeto? Alguns verbetes precisarão ser demolidos e começar do zero... Como colocar especialistas (ou seja, a "comunidade acadêmica") para dialogar com diletantes sem um nível de conflito que prejudique o trabalho?
- Como evitar que os verbetes finais do curso sejam revertidos ou vandalizados a ponto do trabalho eventualmente se perder? Claro, as alterações são positivas e na verdade inevitáveis - o risco é que elas retornem o verbete a um nível ruim.
- Considerando-se a infra-estrutura precária das universidades públicas brasileiras em geral, qual seria o apoio físico mínimo suficiente para fazer o curso funcionar? Não posso pedir que todos os alunos tragam seus laptops, não só porque muitos não o têm, como porque os que têm um correm risco de ser assaltados no ônibus. O wi-fi no prédio das nossas salas de aula é meio precário, talvez eu precise usar meu modem 3G - serviço que todos sabemos, não importa a operadora, que é muito lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário