sábado, 13 de agosto de 2011

Plano B para embaixador de campus

O curso começa agora na segunda-feira, e terei 25 alunos. Não terei um embaixador de campus, o que me obrigará a ensinar os alunos a editarem. Admito que me falta uma prática maior de edição, em especial quanto ao modo como a Wikipédia faz uso de fontes (acadêmicos costumam achar que são eles mesmos as fontes...), mas o básico eu posso ensinar para eles. Terei a princípio um aluno de Sistemas de Informação acompanhando o curso, muito motivado, mas sem experiência em edição.

Ou seja, pelo menos enquanto o programa está começando, é mesmo essencial para o próprio docente pôr a mão na massa e aprender a editar. Não é nada difícil, mas requer tempo, reclamação comum dos professores. Para mim o que facilita é que de fato sempre gostei de fuçar com computador, mas não deixa de ser uma idiossincrasia minha.

Outro requisito fundamental, principalmente agora nesses primórdios, é ter contato com a comunidade que edita e administra a Wikipédia no Brasil (além da parte portuguesa, que tem contato constante conosco). Eles estão dando um grande apoio no Programa Embaixadores e na estruturação de um projeto mais amplo dentro da Wikimedia em português para a participação futura de outros cursos universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário