terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aula 2

Na segunda aula finalmente tivemos um quórum maior, ainda que não total. Tenho insistido com os alunos para que confirmem a participação na disciplina mesmo antes do fim do período de retificações, porque preciso de uma estimativa para montar os grupos de trabalho. Para isso também criei uma lista no Google groups, onde todos podem discutir assuntos sobre o curso fora do ambiente de aula - experiências prévias nesse ambiente têm variado muito, e vai depender talvez da minha própria dinâmica de estimular os alunos para que a lista seja de fato ativa e conte como um termômetro do envolvimento no curso.

Na aula pedi para todos se registrarem, e tivemos uma surpresa. Os computadores do laboratório estão em rede com um único IP, que foi bloqueado para novos registros após o sexto novo usuário. Portanto, precisei pedir para a maioria se registrar depois em casa. Eles têm demorado para fazê-lo, o que é esperado.

O Otávio, o Embaixador de Campus, deu uma explicação extensa sobre os cinco pilares da Wikipédia, e deixamos bem claro que toda alteração ou novo material colocado pelos alunos deverá seguir estritamente essas instruções, ressaltando as diferenças em relação à escrita acadêmica tradicional (especialmente o ponto de vista, que aqui deve ser neutro, e a relevância enciclopédica, para que não nos percamos em detalhes).

Resta torcer que os editores que vigiam as alterações, monitoráveis através da página Mudanças recentes, ajudem os alunos enquanto editores novatos, alertando para a necessidade de justificativas e correção nas alterações. Para isso, também conto com a ajuda dos Embaixadores de Campus e Online, que são usuários ativos e conhecidos na comunidade da Wikipédia em português.

Para a próxima aula dei três textos acadêmicos de apoio para um tópico específico. Teremos uma hora de aula expositiva sobre o assunto, e no laboratório iremos discutir a estrutura e o conteúdo do artigo, que espero que consigamos escrever juntos na própria aula. Os artigos seguintes que eles trabalharão vão ficar nas páginas de testes até o dia em que serão "entregues para avaliação", quando também irão ao ar. Essa página da semana que vem, no entanto, ficará exposta para eventuais correções, edições e reversões de outros editores.

3 comentários:

  1. Parabéns, Juliana e Otávio! Sua iniciativa é importantíssima e estou torcendo muito por vocês. Sucesso para vocês e para seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Já teve aluno com artigo eliminado. Pedi o conteúdo eliminado e ele estava só fazendo testes. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Mais do que torcer,quero ajudar aqui em Sampa. Foi pra isso que entrei no projeto. Parabéns!

    ResponderExcluir