sábado, 22 de dezembro de 2012

Seminário de Pesquisa - projeto Converge

Estou participando do projeto Converge, organizado pela CAPES e pela Coordenação de Educação à Distância da UNIRIO, com o objetivo de usar a Plataforma Moodle como recurso para oferecer uma disciplina presencial regular também no formato EAD para nossos alunos.

Nossa disciplina é um Seminário de Pesquisa em Cultura Histórica e Documento, que conta com 16 alunos -  alguns deles já participaram da experiência anterior com história romana, no segundo semestre de 2011. Desta vez, estamos fazendo uma meta-discussão sobre os significados e consequências dos 5 pilares da Wikipédia para a produção de informações no site, mas também em comparação com a escrita acadêmica em História. Algumas questões que temos discutido:

- Como avaliar a relevância de um determinado assunto?
- Quando um assunto demanda um artigo próprio ou faz parte de questões mais amplas?
- Como diferenciar tópicos enciclopédicos de problemáticas em História?
- A Wikipédia deve ser imparcial. Mas como escrever História sem ser parcial?
- Como o formato de conteúdo livre afeta a questão da autoria/autoridade?

Em seguida, os alunos escreverão artigos relacionados a seus tópicos de pesquisa - Iniciação Científica ou monografia. Enquanto isso, seguiremos na Plataforma Moodle com exercícios de pesquisa, escrita e leitura crítica.

Na aula passada, tivemos a participação de Alexandre Abdo, da Wikimedia Brasil, e Oona Castro, consultora da Wikimedia Foundation no Brasil. Na foto abaixo, Alexandre explica como funcionam as questões de direito autoral hoje:



2 comentários: