quarta-feira, 14 de março de 2012

Disciplinas no 1° semestre de 2012

Neste semestre trabalharei com duas turmas de calouros, em Antiguidade Clássica e Cultura Histórica e Documento, disciplina esta para o curso de Arquivologia. Isso implica em algumas mudanças estratégicas para o trabalho com edições na Wikipédia. Como os alunos ainda não possuem conhecimento específico suficiente para a edição mais avançada de tópicos relacionados aos temas do curso, estou planejando as seguintes atividades:

- Antiguidade Clássica: seleção e discussão de artigos com conceitos-chave para o curso; discussão sobre o uso do conhecimento enciclopédico para pesquisa e sobre o problema do plágio; leitura crítica dos artigos com base nos conceitos vistos em aula. Produto final: trabalho de resenha crítica. Os alunos interessados em aprender a editar podem entrar em contato com os embaixadores, mas para além da disciplina e da avaliação.

- Cultura Histórica e Documento: aqui ainda estou quebrando a cabeça. Apesar de ser uma turma de calouros, ela é bastante heterogênea, com vários alunos mais velhos e alguns já formados em outros cursos, como História, Biblioteconomia e Letras. Os temas da disciplina são bastante abrangentes, indo de tópicos sobre história da Historiografia e Teoria da História até a história dos arquivos e bibliotecas, e muitos deles estão no mínimo em um estágio intermediário de qualidade. De fato, a Wikipédia como documento já é uma discussão em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário