1. O conteúdo da Wikipédia na minha área, História, e especialmente na minha especialização, História Antiga, muitas vezes é primário, inadequado, quando não francamente errado. Cada vez mais os alunos tanto do ensino básico quanto do superior usam a Wikipédia como fonte para seus estudos, mas sem muito critério e confiando em informações potencialmente erradas. Sendo assim, é muito importante melhorar o conteúdo didático da Wikipédia brasileira.
2. Usar a Wikipédia com os alunos, aqui no caso na graduação, é uma excelente oportunidade para que eles trabalhem habilidades e competências importantes, como leitura crítica, redação acadêmica, adequação a audiências específicas, criação de material didático e diálogo com o ambiente fora da academia. Muitas experiências têm comprovado que a proatividade dos alunos em produzir conteúdo público os motiva imensamente, pois tem propósitos e sentido que superam a mera produção de trabalhos para nota e posterior empilhamento eterno em um canto.
A ideia foi amadurecendo aos poucos, compartilhada através de conversas com amigos professores, sempre muito receptivos. Alguns, professores do ensino básico, até me pediram com ênfase que eu levasse a cabo a iniciativa - "se os alunos vão copiar mesmo, que pelo menos copiem alguma coisa decente", diziam... Claro, a questão do plágio é outra e também importante, mas convenhamos que plágio pode vir de qualquer fonte, mesmo impressa.
No fim de 2010 descobri que a Wikimedia Foundation havia começado um projeto piloto com alguns professores de universidades americanas, para coordenar exatamente a mesma ideia que eu havia tido. Tive até agora duas reuniões com representantes da Wikimedia Foundation, e também recebi um "sim" do meu departamento na UNIRIO para começar a trabalhar nesse curso.
Este blog foi pensado com o objetivo de compartilhar todos os passos dessa nova experiência, com potenciais professores interessados - de todos os níveis de ensino-, estudantes, colaboradores da Wikipédia e todos aqueles que acreditarem que vale a pena pensar em uma educação colaborativa, de qualidade e de livre acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário