quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Primeira aula

Foi na segunda-feira, mas o começo do semestre (+ gripe) tem me deixado sem o tempo que eu queria para atualizar o blog. Não sei por que insisto em achar que, só porque a turma é de 6o. período, realmente haverá quórum para aula na primeira semana do semestre! A turma tem 25 alunos inscritos, mas, entre desistentes e ingressantes depois da retificação de matrícula, o número deve acabar mudando.

Procurei deixar claro que a disciplina demandará um envolvimento maior do que o "normal", considerando-se que ela tem uma carga densa de atividades práticas em um curso notadamente teórico (História). Fica a pergunta e o desafio: como motivar os alunos para uma disciplina como esta? A principal motivação talvez seja o fato de que as contribuições dos alunos serão públicas e úteis para a comunidade lusófona como um todo, ao invés de simplesmente serem jogadas no fundo da gaveta no fim do semestre. Veremos o que funciona.

Alguns incentivos levantados pelas experiências americanas - pergunta aos leitores: que especificidades temos aqui?

No apoio finalmente teremos um Embaixador de Campus, que não é aluno da Unirio mas é um editor experiente, mora no Rio e está bastante disposto a ensinar os alunos (foi indicado pelo pessoal da comunidade da Wikipédia brasileira, obrigada!). Teremos também um aluno de Sistemas de Informação interessado em se tornar Embaixador de Campus e um aluno da Biblioteconomia, que está considerando fazer pesquisa na área de informática (ambos sem experiência de edição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário