terça-feira, 23 de outubro de 2012

Oficina de edição

Realizamos uma oficina de edição de 4h na semana passada na Unirio, no mesmo laboratório do curso de extensão e da disciplina que darei no semestre que vem. A oficina fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/Semana de Integração Acadêmica da universidade e contou com 12 alunos, um deles começando a atuar como embaixador. Foi de fato um sucesso, porque o formato enxuto permitiu que os alunos se mantivessem motivados até o fim, saindo todos com artigos praticamente prontos em suas páginas de testes, que nós (Otavio e eu) posteriormente corrigimos, fundimos e enviamos para o domínio principal.

Baseamos a oficina na apresentação e discussão dos 5 pilares. O formato é ótimo, já que permite que os alunos sejam introduzidos aos conceitos fundamentais da Wikipédia, como verificabilidade das fontes, imparcialidade, autoria coletiva e uso livre. O quinto pilar é um convite a escrever um artigo, com o que fechamos a atividade. Para escrever, selecionamos previamente alguns artigos da Wikipédia em inglês que não existiam em português, traduzimos os textos e os distribuímos aos alunos - no caso, 5 artigos, mas poderia ser um para cada ou até mesmo um artigo grande para todos. Ou seja, vai depender do tamanho do artigo e do número de alunos inscritos. Dessa forma eles se concentrariam em aprender a formatação do texto e inserção de referências, imagens e categorias - o básico da edição em termos técnicos. Outra oficina mais longa seria mais apropriada para aprender a produzir conteúdo.

A sequência do trabalho, depois da discussão dos pilares e da apresentação de alguns exemplos ilustrativos, foi: registrar contas, criar as páginas de usuário, criar páginas de teste, deixar recados nas páginas de discussão dos colegas e finalmente trabalhar nos textos escolhidos dentro das páginas de teste. Depois enviei a todos o resultado final dos artigos - é muito motivador para os alunos ver seu trabalho todo bonitão no site!

Como objetivo de uma oficina curta como essa, não pensei em formar editores. A preocupação é formar usuários mais conscientes, que aprendam também a editar se quiserem. Parto do princípio que editar na Wikipédia é essencialmente um ato voluntário. Quanto mais usuários conscientes sobre o que a enciclopédia realmente é, quais são seus princípios e limitações, mais bons editores também teremos.

Na página da oficina na Wikipédia apresentamos o resultado dos artigos. Escrevi também um post para o blog da Wikimedia Foundation relatando nossa experiência.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Capacitação e oficina

Participei no mês passado de uma capacitação para os novos professores do programa aqui no Rio, que vão começar a trabalhar no (atrasado) segundo semestre de 2012. A capacitação foi promovida pela Wikimedia Foundation, através do programa Wikipédia na Universidade (não confundir com o nome deste blog), e foi uma de várias, feitas também em outros estados. Cada capacitação foi feita por um grupo diferente de voluntários, com diferentes formatos - não temos ainda uma metodologia única (deveríamos?). A foto abaixo é do grupo de professores, embaixadores e representantes da Wikimedia Foundation que participaram no evento:


Amanhã, terça-feira, teremos junto à turma de extensão (que já tem trabalhado principalmente online) uma oficina de edição de 4h, feita dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (veja a programação para o Rio de Janeiro). A atividade não está relacionada diretamente à Wikimedia Foundation ou ao programa brasileiro - é uma iniciativa minha com meu embaixador, Otavio Louvem. É perfeitamente possível fazer os dois formatos - o "oficial" e o estritamente voluntário. Pretendemos seguir o formato da primeira parte da capacitação, agora com os alunos criando cada um um novo artigo.