quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Artigo sobre o projeto

Compartilhando um artigo sobre o uso da Wikipédia em sala de aula, publicado antes do início do Wikipedia Education Program. Vale a pena pelas análises, estudos de caso e bibliografia: 


As conclusões são interessantes: o autor antecipa o modelo dos embaixadores, mas ressalta que não há material sistematizado de treinamento para professores e embaixadores. Ainda enfrentamos esse problema, e as soluções de diferentes casos e países estão descentralizadas. Trabalho à vista.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Reportagem na Revista Piauí

Na revista Piauí do mês passado (edição 70) saiu uma longa reportagem sobre os conflitos entre editores na Wikipédia. O autor, Bernardo Esteves, está fazendo um doutorado sobre os conflitos de edição em artigos relacionados sobre o aquecimento global, e sabe bem como funciona a construção do conhecimento colaborativo. Para quem quer trabalhar com a Wikipédia na sala de aula, é importante estar a par dessas questões, pois podem eventualmente afetar o trabalho dos alunos. Por isso também é importante trabalhar corretamente com a turma os requisitos da escrita enciclopédica no site (em especial referências e imparcialidade).

Dei uma longa entrevista para o Bernardo, e alguns trechos aparecem no final do texto.