sábado, 14 de abril de 2012

O futuro da aprendizagem segundo Isaac Asimov (1988)

Compartilharam esse vídeo no meu Facebook, e achei interessante postar aqui também. Muitas coisas o Asimov acertou, mas suas ideias otimistas também levantam muitas questões. Excelente ponto de partida para o debate:


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projetos para 2012

Apesar dos posts menos frequentes, eu não sumi - estou trabalhando bastante em novos projetos com a Wikipédia e a UNIRIO para o ano de 2012. Ainda estou dependendo de alguns trâmites burocráticos, mas já posso adiantar que serão três atividades concomitantes:

- Projeto de pesquisa sobre metodologias de trabalho com a Wikipédia, para sistematizar diferentes cenários possíveis de trabalho. Do meu currículo Lattes, o resumo:
Estratégias pedagógicas através do uso da Wikipédia como ferramenta de ensino na universidade
Descrição: A enciclopédia virtual Wikipédia tem sido amplamente utilizada por alunos de todos os níveis de ensino como material didático complementar. No entanto, devido à própria natureza colaborativa e aberta a não especialistas de suas contribuições, a enciclopédia ainda se encontra em um estágio precário de qualidade. Em especial, vários artigos sobre História na Wikipédia em língua portuguesa apresentam sérios erros de conteúdo, imprecisões, incompletude e abordagens antiquadas. Este projeto propõe estudar as possíveis dinâmicas e metodologias envolvidas no uso da Wikipédia como ferramenta em sala de aula dentro do ambiente universitário, onde os alunos aprendem a realizar uma leitura crítica do conteúdo e elaborar eles próprios artigos de qualidade. Nesse sentido, eles não apenas desenvolvem habilidades de pesquisa e redação imprescindíveis para o ambiente acadêmico como também revertem para a sociedade o conhecimento adquirido. O projeto continua e consolida a parceria da UNIRIO com a Wikimedia Foundation no Wikipedia Education Program e também dialoga com as áreas de Educação e Ciência da Informação.

- Projeto de extensão universitária, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO.

Como extensão, esta é a parte do projeto voltada para a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. A ideia é realizar encontros semanais com os alunos para capacitá-los como editores e potenciais embaixadores
- Projeto CONVERGE

Projeto pioneiro da Coordenação de Educação à Distância da UNIRIO, com apoio da CAPES. O próprio site do projeto tem explicações mais detalhadas. Minha ideia é criar uma disciplina para o segundo semestre utilizando o material didático preparado até julho, pela equipe do CEAD, pelos tutores participantes, a comunidade da Wikipédia lusófona e também pelos alunos da extensão. O material didático versará sobre o que é e como trabalhar na plataforma da Wikipédia, leitura crítica, pesquisa acadêmica, plágio e escrita enciclopédica. O público-alvo são os alunos de graduação da UNIRIO em História ou eventualmente outros cursos, que estejam fazendo iniciação científica ou preparando suas monografias de fim de curso. Assim, não vamos trabalhar nos encontros o conteúdo específico dos artigos, que fica a cargo da pesquisa do aluno. Aos interessados no material, ele será de licença livre.