quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Problemas na Índia

As discussões sobre metodologia de uso da Wikipédia em sala de aula andam a todo vapor mundo afora. O gigantesco programa indiano, por exemplo, teve problemas sérios. É interessante acompanhar a discussão sobre o que aconteceu por lá, porque precisamos evitar esses erros.

Wikipedia Signpost: A post-mortem on the Indian Education Program pilot

Com o título parece que que o programa acabou, mas isso não é verdade. Além de consertar as coisas na Índia, outros programas têm tido bom resultados, como na República Tcheca e no Canadá. Há também um foco agora no Oriente Médio, em especial no Egito. De fato, as dinâmicas que funcionam na Wikipédia em inglês não são necessariamente as mesmas das Wikipédias menores, onde ainda há muito espaço para novas contribuições, mas a comunidade de editores também é menor.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Artigos finais dos alunos

Finalmente chegamos ao fim do semestre e o balanço final foi extremamente positivo. Devo dizer que esse projeto também me tomou um bom tempo, muita dedicação e paciência. Mas com a ajuda de uma equipe afiada e com o empenho dos alunos, fico feliz em divulgar o resultado do nosso trabalho.

Meus agradecimentos gigantes ao Embaixador de Campus Otavio Louvem, aos Embaixadores Online Béria Lima e Névio Alarcão, e à Profa. Dra. Leila Cristina Vasconcelos de Andrade, Diretora da Escola de Sistemas de Informação (CCET/UNIRIO), por todo o apoio e trabalho conjunto!

Pretendo continuar a postar aqui sobre os desdobramentos do nosso trabalho, bem como sobre outros projetos similares em andamento no Brasil e no mundo. Quero muito continuar a trabalhar com a edição da Wikipédia na sala de aula no próximo semestre, vamos torcer para dar certo mais uma vez.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vídeos sobre a minha experiência com a Wikipédia

Enquanto trabalhamos a todo vapor para corrigir e fechar os artigos dos alunos, estou postando aqui dois vídeos feitos por Everton Zanella, membro da comunidade brasileira de editores da Wikipédia, durante o Festival Internacional de Cultura Digital. O primeiro, apesar do vento chatinho, é um resumo do nosso trabalho, e o segundo é o meu depoimento durante o fórum sobre Recursos Educacionais Abertos, onde eu falo com mais detalhes sobre os resultados e minhas conclusões sobre todo o trabalho do semestre: