quinta-feira, 29 de setembro de 2011

aula 7 - trabalho com texto

Os temas escolhidos pelos alunos para o trabalho nos artigos foram divididos em cinco grandes grupos: sexualidade, festivais e cultos estrangeiros, arquitetura e tecnologia, divisão social e províncias e fronteiras. As próximas aulas serão, portanto, focadas nesses temas - estou disponibilizando a bibliografia e as leituras mínimas para cada uma delas.

Na aula da segunda passada, o Embaixador de Campus não pôde comparecer, e fiz um exercício de escrita com os alunos em sala de aula. Para cada um dos cinco grupos, fiz uma seleção de três a quatro parágrafos de livros acadêmicos que abordavam os assuntos. O objetivo era escrever um ou dois parágrafos apresentando aquelas ideias de maneira objetiva, de acordo com os parâmetros de edição da Wikipédia.

Eu havia notado que os alunos têm dificuldade em escrever de maneira objetiva e em interpretar e citar fontes corretamente. Essas são habilidades que eles geralmente aprendem na base da tentativa e erro, já que os professores corrigem os trabalhos fazendo apenas uma ou outra observação genérica e dando a nota. Aqui o objetivo foi pensar frase por frase, termo por termo. O aluno geralmente se condiciona nesse tipo de atividades: escreve-se o parágrafo, entrega-se a página do caderno e tchau. A dinâmica foi uma surpresa para eles: sentamos juntos, discutimos os problemas e eles refizeram até que o resultado ficasse satisfatório. A surpresa continuou, pois não fiquei com papel nenhum: "não é para entregar?" "Não, peguem o que vocês escreveram e coloquem nas suas páginas de testes. É o começo do seu trabalho no artigo!"

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aula 6

Na aula da segunda passada comentei com os alunos sobre alguns problemas na escolha que fizeram dos temas a trabalhar. Certos artigos propostos já existiam em tamanho e conteúdo razoáveis, ainda que precisem de ajustes, outros justificam apenas uma pesquisa pequena - já que o objetivo da Wikipédia não é fazer de cada pequeno tema um grande tratado acadêmico - e outros ficaram desproporcionais entre o tamanho do grupo e o trabalho requerido. Sendo assim, cada grupo será responsável pelos pequenos artigos que escolheram e por uma parte dos grandes artigos que precisam ainda ser compilados ou bem melhorados, como "cultura", "sociedade" e "religião".

Os alunos foram encorajados a trabalhar na sua própria página de testes individual, para que suas contribuições sejam rastreadas e avaliadas. Isso evita o clássico problema do trabalho em grupo, onde eventualmente poucos trabalham muito e muitos trabalham pouco.

O embaixador de campus tomou as rédeas na parte da aula dada no laboratório. Ele escolheu um tema sobre Antiguidade que ainda não existia na Wikipédia, fez uma pequena pesquisa para coleta de informações suficientes para criar um novo artigo, e orientou os alunos passo a passo na criação dele. Isso incluiu detalhes de como inserir uma imagem do Commons, como ligar o artigo a outros já existentes, catalogar corretamente o artigo, criar um novo tópico de catalogação e outros aspectos técnicos muito úteis e importantes para tornar um artigo novo qualificado o suficiente. Afinal de contas, se um novo artigo não segue uma série de especificações técnicas e de conteúdo, ainda que pequeno, ele pode ser encaminhado para eliminação rápida por outros editores.

A exposição do embaixador envolveu progressivamente os alunos a colaborarem com um tópico que estava além dos objetivos propostos para avaliação. A princípio ainda algo dispersos no computador (conferindo emails, notícias, o Facebook e os resultados da rodada...), logo os alunos começaram a perceber o quanto aquelas ferramentas eram importantes para o trabalho. Não posso frisar o suficiente como é importante a participação de um bom Embaixador de Campus no curso!

A propósito, a Wikimedia Foundation anunciou os resultados da última pesquisa sobre o trabalho dos Embaixadores da Wikipédia em inglês. Daqui para frente precisaremos verificar e analisar as especificidades do programa para o Brasil.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Evento na UNIRIO, 07/10 - A Wikipédia como ferramenta de ensino


(clique na imagem acima para o cartaz em tamanho de impressão A3)

Sexta-feira, 07 de outubro de 2011
Local: Auditório novo do CCET-UNIRIO
Av. Pasteur, 458 - Urca


PROGRAMAÇÃO

Manhã

9h – Barry Newstead e Jessie Wild
Wikimedia Foundation and the Global Education Program

10h – Profas. Dras. Juliana Bastos Marques (História) e Leila Vasconcelos de Andrade (Sistemas de Informação)
Usando a Wikipédia em cursos de graduação na Unirio

11h – As experiências do embaixador de campus Otavio Louvem
e da aluna Janice Correa Justo

Tarde

14h – Oficina: como e porque editar na Wikipédia

16h – Workshop: introdução ao programa Embaixadores de Campo

Confere-se certificado de participação.

Para se inscrever, envie um email com nome e instituição a que você está vinculado(a) para leirunirio@gmail.com As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

sábado, 17 de setembro de 2011

Aula 5 - avaliando os resultados

Na aula da última segunda-feira o Embaixador de Campus não pôde comparecer e eu improvisei um pouco com os alunos. Dependemos do funcionário terceirizado para abrir o laboratório às 10h, mas de vez em quando ele atrasa... No final, os alunos seguiram minha tela no datashow e paramos para reavaliar algumas coisas enquanto eles não escolhem os temas que irão trabalhar em seguida. Com isso, percebi algumas necessidades importantes da turma:

- Por causa das regras estritas de estilo da Wikipédia, estamos fazendo o que nunca vi nenhum curso que não seja sobre escrita parar para fazer. Os alunos têm dificuldades em escrever objetivamente, sem ponto de vista e citando autores e fontes da maneira correta. Geralmente não paramos para orientar os alunos frase por frase, a não ser que estejam fazendo Iniciação Científica, em um atendimento personalizado. Aqui isso é crucial: todos precisam avaliar a produção dos colegas e entender a diferença entre a escrita acadêmica e o estilo requerido para uma enciclopédia. Logo cedo eles de alguma forma aprendem que para escrever "corretamente" no mundo acadêmico, deve-se ser convoluto, prolixo e deliberadamente confuso. É comum ver dissertações e teses com um texto truncado, pretensamente "erudito", o que no fim das contas nada mais revela do que uma estratégia de mascarar a falta de ideias próprias sólidas - aí, "escrever bem" é ser bem-sucedido nessa estratégia. Isso é uma das mais cretinas e persistentes falácias do mundo acadêmico... Na Wikipédia essa máscara é impossível, e estamos começando do zero ao fazer o aluno ser capaz de apresentar uma ideia de maneira simples e objetiva, sem perder a complexidade do argumento a ser apresentado.

- No artigo que estamos trabalhando em conjunto (ainda na página de testes), um editor experiente da Wikipédia me escreveu para apontar um plágio. De fato, havia um trecho copiado de uma dissertação de mestrado, sem referência. Tenho notado que os alunos não sabem exatamente que o que fazem é plágio, e quais são as consequências disso. No nosso texto ainda em construção, os alunos provavelmente copiaram um material alheio como referência e deixaram ali para trabalhar depois, sem má-fé. Só que para um leitor externo nada significa o fato de que o aluno irá trabalhar nesse texto na semana que vem - o que está lá é cópia e ponto final. A orientação para isso é simples e vale para tudo o que eles escreverem: copiou, aspas e referência. Isso deve se tornar um hábito automático, sempre.

- Os alunos ainda precisam de encorajamento para que trabalhem fora da sala de aula, em casa, pesquisando e editando os artigos. O curso desafia a postura habitual de acomodação do aluno, que geralmente só lembra da aula na noite anterior. Pela sua natureza, a Wikipédia é uma atividade proativa e autodidata - por mais que o resultado seja coletivo, o trabalho de cada autor é fruto de sua própria iniciativa diante da tela. Isso quebra o paradigma da aula presencial tradicional e aproxima o aluno dos requerimentos reais do ensino à distância - que ainda não têm sido compreendidos totalmente (também sou coordenadora de um curso de EAD). Alunos que já são independentes e proativos decolam sozinhos, mas a maioria ainda requer um empurrão. Preciso de estratégias eficientes para isso.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Impressões do nosso Embaixador de Campus

O Otavio, que está trabalhando no nosso curso como Embaixador de Campus, escreveu na Wikipédia um texto muito bom sobre as suas impressões em relação ao trabalho desenvolvido até agora e suas dicas para os próximos interessados:

Disseminação do aprendizado como Embaixador de Campo (9set2011)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aula 4 – agrupando a primeira edição

Na última aula os alunos começaram a escrever partes de um artigo, baseando-se nas leituras disponibilizadas no xerox e na primeira hora na sala de aula, que foi mais um direcionamento da discussão do que propriamente uma aula expositiva. Como finalmente os novos incorporados à lista já estavam avisados da atividade, já poderíamos começar a finalizar o artigo como um todo. Feitos os grupos no laboratório mais uma vez, eles terminaram de escrever suas partes designadas, usando também qualquer pesquisa bibliográfica online que julgassem necessário, e inserindo links para outros artigos da Wikipédia onde achassem conveniente no texto.

O resultado final compunha as partes constituintes de um artigo: introdução, seções explicativas em subtemas, bibliografia, links internos e links externos. Os grupos fecharam os textos na primeira hora do laboratório, e na segunda hora juntamos tudo na minha página de testes e avaliamos a qualidade e apropriação do artigo de acordo com a apostila Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipédia.

Como em qualquer texto colaborativo onde todos escrevem partes simultaneamente, ainda falta uma certa organicidade ao todo para que possamos coloca-lo no ar. Para isso, pedi aos administradores e editores experientes que avaliassem o artigo e colocassem suas sugestões na página de discussão do mesmo. Se o artigo já estivesse pronto e no ar, certamente ocorreriam reversões e alterações feitas por outras pessoas. Embora a regra do jogo seja mesmo essa, ainda quero que os alunos percebam eles mesmos os problemas do texto e saibam corrigi-los.

No geral, posso dizer que essa última aula foi um grande sucesso: vi em muitos alunos aquele brilho nos olhos do voluntário apaixonado pela Wikipédia, animados que ficaram para corrigir e acrescentar material em muito mais do que foi pedido. A ideia é que todos percebam que precisam trabalhar nos artigos fora do horário de aula, para quebrar esse imobilismo clássico que em geral é a dinâmica do aluno em sala - e principalmente fora dela.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Portal Wikimedia Brasil Educação

Nasceu hoje o portal Wikimedia Brasil Educação, onde centraremos os projetos brasileiros relacionados ao uso educacional da Wikipédia. Conheça e participe!

Aula 3

Na terceira aula finalmente começamos a trabalhar no artigo selecionado. Estava programada a leitura de três textos de apoio, já disponíveis no xerox, e usaríamos a primeira parte da aula para discutir o conteúdo. Como apareceram vários novos alunos, já que ainda estamos no período de retificações e trancamentos, surgiu o problema de muita gente ainda não registrada e sem ter visto os primeiros passos da edição na Wikipédia. Sendo assim, estou sendo obrigada a não aceitar mais novos alunos, para que não tenhamos que começar do zero a cada aula.

Com isso, precisei levantar algumas questões mais gerais e no laboratório começamos a escrever o artigo. Não estou revelando qual é o artigo porque estamos tentando preservar o estado original dele até que sejam feitas as alterações. De qualquer forma, é um esboço relativo a um conceito bastante específico sobre o mundo antigo.

Dividi a turma em 5 grupos, cada qual responsável por um pedaço do artigo: introdução, histórico do termo, características, bibliografia e seção "ver também" (links internos). Descobrimos na hora como foi importante que os alunos centrassem as edições nas suas próprias páginas de testes, ao invés de diretamente no artigo final, para que não se preocupassem mais com a edição em si do que com o conteúdo apropriado. Como poucos haviam lido os textos de apoio, precisaremos continuar o exercício na aula que vem.

Tenho percebido que o papel do Embaixador de Campus é absolutamente fundamental. Mesmo que eu saiba ensinar a edição, o professor sozinho não tem condições de dar atenção a todas as dificuldades dos alunos (são 30). Como já se esperava, alguns alunos já têm tomado a iniciativa sozinhos, enquanto que outros precisam ser dirigidos e motivados com mais atenção. Mas o principal é que o Embaixador (os Embaixadores Online também) precisa conhecer bem a comunidade da Wikipédia em português, especialmente os administradores e editores mais ativos. Precisamos de uma vigilância ativa destes para evitar reversões e eliminações arbitrárias, bem como problemas com IP. Se o IP do laboratório fosse bloqueado, como os computadores estão em rede com apenas um número, o curso se tornaria inviável.