sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como diversificar a Wikipédia: o problema do gênero

Um dos objetivos da Wikimedia Foundation em apoiar iniciativas como esta é diversificar a base de editores, incluindo todo tipo de especialistas de nível universitário. A grande maioria dos editores atuais consiste em homens jovens, e um dos objetivos é que mulheres também se interessem em editar a Wikipédia. Algumas resistências têm sido recorrentes, e por vezes parece difícil desfazer o clube do Bolinha...

Sarah Stierch compilou uma série de artigos e discussões sobre como expandir as contribuições femininas na Wikipédia.

(Meninas, permitam-me um estímulo feminista extra!)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aula 2

Na segunda aula finalmente tivemos um quórum maior, ainda que não total. Tenho insistido com os alunos para que confirmem a participação na disciplina mesmo antes do fim do período de retificações, porque preciso de uma estimativa para montar os grupos de trabalho. Para isso também criei uma lista no Google groups, onde todos podem discutir assuntos sobre o curso fora do ambiente de aula - experiências prévias nesse ambiente têm variado muito, e vai depender talvez da minha própria dinâmica de estimular os alunos para que a lista seja de fato ativa e conte como um termômetro do envolvimento no curso.

Na aula pedi para todos se registrarem, e tivemos uma surpresa. Os computadores do laboratório estão em rede com um único IP, que foi bloqueado para novos registros após o sexto novo usuário. Portanto, precisei pedir para a maioria se registrar depois em casa. Eles têm demorado para fazê-lo, o que é esperado.

O Otávio, o Embaixador de Campus, deu uma explicação extensa sobre os cinco pilares da Wikipédia, e deixamos bem claro que toda alteração ou novo material colocado pelos alunos deverá seguir estritamente essas instruções, ressaltando as diferenças em relação à escrita acadêmica tradicional (especialmente o ponto de vista, que aqui deve ser neutro, e a relevância enciclopédica, para que não nos percamos em detalhes).

Resta torcer que os editores que vigiam as alterações, monitoráveis através da página Mudanças recentes, ajudem os alunos enquanto editores novatos, alertando para a necessidade de justificativas e correção nas alterações. Para isso, também conto com a ajuda dos Embaixadores de Campus e Online, que são usuários ativos e conhecidos na comunidade da Wikipédia em português.

Para a próxima aula dei três textos acadêmicos de apoio para um tópico específico. Teremos uma hora de aula expositiva sobre o assunto, e no laboratório iremos discutir a estrutura e o conteúdo do artigo, que espero que consigamos escrever juntos na própria aula. Os artigos seguintes que eles trabalharão vão ficar nas páginas de testes até o dia em que serão "entregues para avaliação", quando também irão ao ar. Essa página da semana que vem, no entanto, ficará exposta para eventuais correções, edições e reversões de outros editores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Primeira aula

Foi na segunda-feira, mas o começo do semestre (+ gripe) tem me deixado sem o tempo que eu queria para atualizar o blog. Não sei por que insisto em achar que, só porque a turma é de 6o. período, realmente haverá quórum para aula na primeira semana do semestre! A turma tem 25 alunos inscritos, mas, entre desistentes e ingressantes depois da retificação de matrícula, o número deve acabar mudando.

Procurei deixar claro que a disciplina demandará um envolvimento maior do que o "normal", considerando-se que ela tem uma carga densa de atividades práticas em um curso notadamente teórico (História). Fica a pergunta e o desafio: como motivar os alunos para uma disciplina como esta? A principal motivação talvez seja o fato de que as contribuições dos alunos serão públicas e úteis para a comunidade lusófona como um todo, ao invés de simplesmente serem jogadas no fundo da gaveta no fim do semestre. Veremos o que funciona.

Alguns incentivos levantados pelas experiências americanas - pergunta aos leitores: que especificidades temos aqui?

No apoio finalmente teremos um Embaixador de Campus, que não é aluno da Unirio mas é um editor experiente, mora no Rio e está bastante disposto a ensinar os alunos (foi indicado pelo pessoal da comunidade da Wikipédia brasileira, obrigada!). Teremos também um aluno de Sistemas de Informação interessado em se tornar Embaixador de Campus e um aluno da Biblioteconomia, que está considerando fazer pesquisa na área de informática (ambos sem experiência de edição).

sábado, 13 de agosto de 2011

Plano B para embaixador de campus

O curso começa agora na segunda-feira, e terei 25 alunos. Não terei um embaixador de campus, o que me obrigará a ensinar os alunos a editarem. Admito que me falta uma prática maior de edição, em especial quanto ao modo como a Wikipédia faz uso de fontes (acadêmicos costumam achar que são eles mesmos as fontes...), mas o básico eu posso ensinar para eles. Terei a princípio um aluno de Sistemas de Informação acompanhando o curso, muito motivado, mas sem experiência em edição.

Ou seja, pelo menos enquanto o programa está começando, é mesmo essencial para o próprio docente pôr a mão na massa e aprender a editar. Não é nada difícil, mas requer tempo, reclamação comum dos professores. Para mim o que facilita é que de fato sempre gostei de fuçar com computador, mas não deixa de ser uma idiossincrasia minha.

Outro requisito fundamental, principalmente agora nesses primórdios, é ter contato com a comunidade que edita e administra a Wikipédia no Brasil (além da parte portuguesa, que tem contato constante conosco). Eles estão dando um grande apoio no Programa Embaixadores e na estruturação de um projeto mais amplo dentro da Wikimedia em português para a participação futura de outros cursos universitários.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vídeos do encontro em Boston

Várias apresentações úteis sobre os projetos futuros e resultados já obtidos no uso da Wikipédia na universidade:

Wikipedia in Higher Education Summit/Documentation

O Canal do Frank Schulenburg no Vimeo tem a lista de todos os vídeos. Ele explica os planos de expansão para 2011-2012, e Barry Newstead fala um pouco sobre o nosso projeto brasileiro no final da sua apresentação.

Fontes orais na Wikipédia?

Uma das principais regras de confiabilidade da Wikipédia é citar fontes externas para as afirmações que escrevemos nos artigos. A princípio isso funciona como uma versão em hipertexto da citação acadêmica tradicional: não apenas livros e outros textos impressos são aceitos como fintes confiáveis, mas também outros sites da internet (o que pode apenas transferir adiante a questão da confiabilidade...).

No entanto, se a Wikipédia pretende ser um repositório de todo o conhecimento da humanidade, é fato que muitos elementos da cultura humana não têm como fontes o caminho tradicional do texto - o registro oral é precioso para um grande número de citações.

Um artigo publicado hoje no New York Times discute exatamente esse problema e algumas possibilidades - vale a leitura!

Citando Andrew Lin, entrevistado para a reportagem: "Lots of knowledge is not Googleable and is not in a digital form."

(via @berialima)

UPDATE: Assista o filme People are Knowledge, feito por By Achal Prabhala, Priya Sen e Zen Marie sobre esse assunto.

domingo, 7 de agosto de 2011

Laboratório de informática

Consegui permissão para usar um dos laboratórios de informática da Escola de Sistemas de Informação!! Porém, a sala será liberada das 10h às 12h, e, como o curso começa às 9h, teremos uma hora de aula teórica tradicional e o resto no laboratório.

E o formato do curso vai se moldando conforme as possibilidades que a infra-estrutura da universidade oferece.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quem tem boca...

Como resposta às minhas dúvidas do último post, se bem que ainda não tenho nada definido em termos práticos:

Quem tem boca vai ao departamento de TI na Reitoria, vai às chefias das Escolas de Sistemas de Informação e Biblioteconomia, vai à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, vai às decanias dos centros... Aff, tudo correndo, já que falta menos de duas semanas para o começo do curso!

Afinal de contas, este é por definição um trabalho em equipe, e eu preciso de uma.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Compartilhando minhas dificuldades logísticas

Não tenho acesso a um laboratório de informática - ainda (cruzem os dedos, caros leitores!); na História não tem nenhum. Caso eu não consiga esse laboratório, vou precisar usar o wi-fi na sala de aula. Isso implica em duas situações possíveis:

- Os alunos levam seus laptops e todos trabalham online juntos. Problemas evidentes: nem todos os alunos têm laptops, e eu não posso pedir para que eles se arrisquem a ser roubados, indo para a aula de ônibus no Rio de Janeiro...

- Os alunos levam caderno e caneta tradicionais, e eu edito no meu laptop durante a aula, com a participação deles (depois eles editam em casa). Creio que isso poderá criar problemas na dinâmica da aula - a duração é de 3h, uma vez por semana.

Existem três conexões Wi-Fi oficiais da universidade no andar da sala de aula que vou utilizar, a dos alunos, a dos professores e a dos convidados. Há uma grande chance de nenhuma delas funcionar direito. Além disso, o sinal do meu modem 3G da TIM não presta na Urca! Conclusão: preciso testar tudo direitinho na sala antes de começarem as aulas...

Global Education program de A a Z - e lista de discussões

Repassando o link de mais um post no blog da Wikimedia Foundation, desta vez com uma lista de definições de elementos do programa, para ajudar os interessados a se situarem no projeto:

- Global Education Program A–Z, por Frank Schulenburg.

Acabei de entrar na lista de discussão anunciada no final do post, espero que valha a pena.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O lado da crítica

Encontrei essa entrevista há um tempo, e acredito que seja interessante compartilhá-la. Larry Sanger saiu da Wikipédia com fortes críticas sobre o sistema de monitoramento de artigos e fundou uma enciclopédia rival, feita por especialistas. Não tenho uma resposta pronta para os dilemas que ele coloca na entrevista, mas fica o convite para uma reflexão:

This Interview Is A Stub: Wikipedia Co-Founder Larry Sanger on Being Wrong