domingo, 26 de junho de 2011

Wikipedia for Credit

Em setembro do ano passado li no Inside Higher Ed uma matéria sobre o programa conjunto das universidades americanas com a Wikimedia Foundation. Foi aqui que a coisa começou a ficar séria:

Wikipedia for Credit 
Some professors believe Wikipedia has no place in the footnotes of a college paper. But could it have a place on the syllabus?

Links introdutórios

Este programa ainda é tão novo que precisamos de um nome em português para ele... Há muito material em inglês, e estarei repassando todas as iniciativas que eu conseguir descobrir. De início, pode-se consultar a página introdutória do Global University Program e um guia para educadores sobre como usar a Wikipédia em sala de aula.

Começando a trabalhar

Em 2008, logo após terminar meu doutorado, tive uma ideia. Ansiosa para começar a lecionar no ensino superior, e ainda sem ter conseguido uma vaga em uma universidade, mesmo assim pensei: e se eu desse um curso onde os alunos produziriam conteúdo de qualidade para a Wikipédia em português? Afinal de contas, temos duas boas razões para fazer isso:


1. O conteúdo da Wikipédia na minha área, História, e especialmente na minha especialização, História Antiga, muitas vezes é primário, inadequado, quando não francamente errado. Cada vez mais os alunos tanto do ensino básico quanto do superior usam a Wikipédia como fonte para seus estudos, mas sem muito critério e confiando em informações potencialmente erradas. Sendo assim, é muito importante melhorar o conteúdo didático da Wikipédia brasileira.

2. Usar a Wikipédia com os alunos, aqui no caso na graduação, é uma excelente oportunidade para que eles trabalhem habilidades e competências importantes, como leitura crítica, redação acadêmica, adequação a audiências específicas, criação de material didático e diálogo com o ambiente fora da academia. Muitas experiências têm comprovado que a proatividade dos alunos em produzir conteúdo público os motiva imensamente, pois tem propósitos e sentido que superam a mera produção de trabalhos para nota e posterior empilhamento eterno em um canto.

A ideia foi amadurecendo aos poucos, compartilhada através de conversas com amigos professores, sempre muito receptivos. Alguns, professores do ensino básico, até me pediram com ênfase que eu levasse a cabo a iniciativa - "se os alunos vão copiar mesmo, que pelo menos copiem alguma coisa decente", diziam... Claro, a questão do plágio é outra e também importante, mas convenhamos que plágio pode vir de qualquer fonte, mesmo impressa.

No fim de 2010 descobri que a Wikimedia Foundation havia começado um projeto piloto com alguns professores de universidades americanas, para coordenar exatamente a mesma ideia que eu havia tido. Tive até agora duas reuniões com representantes da Wikimedia Foundation, e também recebi um "sim" do meu departamento na UNIRIO para começar a trabalhar nesse curso.

Este blog foi pensado com o objetivo de compartilhar todos os passos dessa nova experiência, com potenciais professores interessados - de todos os níveis de ensino-, estudantes, colaboradores da Wikipédia e todos aqueles que acreditarem que vale a pena pensar em uma educação colaborativa, de qualidade e de livre acesso.